Sublimação é o processo que define a passagem do estado sólido para o gasoso, sem que a substância em questão passe pelo estado líquido. Esse processo é utilizado, normalmente, para purificar sólidos sem o uso de solventes. A sublimação química pode ser utilizada na indústria têxtil, por meio de um processo que permite estampar diversos tecidos. Para isso, é necessário utilizar um papel sublimático contendo tinta. A transferência para o tecido é feita por meio de aplicação de calor e pressão, que provocam a sublimação da tinta.
Primeiro é necessário criar a arte através de um software de edição (Photoshop, Illustrator, CorelDRAW, etc) no seu computador, depois essa arte é impressa através de uma impressora jato de tinta (abastecida com tinta sublimática digital) em um papel tratado e depois transferido para o substrato utilizando uma prensa térmica em alta temperatura e pressão, para que a tinta possa aderir ao tecido ou a superfície desejada.
Para começar a trabalhar com sublimação é preciso: computador, impressora jato de tinta específica ou adaptada, tinta sublimática, prensa térmica ou forno e o substrato que receberá a impressão.
A sublimação é usada para personalizar qualquer objeto que aceite altas temperaturas e tenha certos elementos químicos específicos para que a tinta sublimática tenha uma boa fixação. O produto mais indicado para sublimar é o tecido sintético de 100% poliéster. Atualmente existem muitos outros produtos sublimáveis, como cerâmica, vidro, metal e madeira, que precisam passar pelo processo de resinagem, que nada mais é que a aplicação de uma película de poliéster no material para que ele possa absorver a tinta sublimática.
Os papéis de sublimação mais indicados são os que possuem acabamento de resina superficial. Este acabamento faz com que a tinta não penetre em seu papel e faça uma transferência mais viva e mais rica em cores. Hoje os papéis mais utilizados são: Havir, Mecolour, Mundi e Subli Paper.
O papel sulfite não é indicado para o processo de sublimação pois as cores não saem com a mesma vivacidade como nos papéis tratados, além de absorver mais tinta, aumentando o seu consumo desnecessariamente.
A impressora não pode ficar em lugares quentes, sempre manter longe de prensas térmicas e locais com muita incidência de luz do sol. Se possível, mantenha ela em uma sala climatizada com temperatura de 20-25ºC. A manutenção da impressora deve ser feita sempre com o nosso Cleaner Digital DS.1090, que ajuda a conservar a cabeça de impressão por mais tempo. Vídeo →
É importante imprimir pelo menos 1 folha por dia. Vídeo →
Tinta Digital Sublidesk (DS.7000): Tinta digital sublimática de fabricação própria, indicada para impressoras jato de tinta de mesa (desktop). Produto de alta performance para impressoras Epson com bulk-ink ou ecobag.
Tinta Digital Sublitop Intenso (DS.8500): Tinta digital sublimática de fabricação própria, indicada para papéis tratados ou não tratados. Produto de alto poder de concentração, sem prejudicar seu desempenho.
Tinta Digital Sublimax Pro (DS.9000): Tinta digital sublimática importada, indicada para papéis tratados ou não tratados. Produto de alto poder de concentração e viscosidade diferenciada oferecendo alto desempenho para impressoras de grandes formatos.
Impressoras jato de tinta da marca Epson com sistema Bulk-Ink ou EcoTank de pequenos formatos (A4 e A3). Para outros modelos de outros fabricantes, realizar testes prévios.
Epson: Linha Surecolor (modelos com 1 cabeça de impressão);
Mutoh: Linha Valuejet (modelos com 1 cabeça de impressão), RJ900C e RJ900;
Impressoras com cabeça de impressão DX5 e DX7. Limite de operação: 9m²/hora.
Epson: Linha Surecolor (modelos com 2 ou mais cabeças de impressão);
Mutoh: Linha Valuejet (modelos com 2 ou mais cabeças de impressão);
Mimaki: JV5, JV33 e JV4;
Roland: FJ400, FJ540 e FJ600;
DGI: FT-18045;
Impressoras com cabeça de impressão DX4, DX5 e DX7.
Temos disponíveis as cores Fluor Magenta (Pink – DS.8509) e Fluor Amarelo (Yellow – DS.8508), que proporcionam uma impressão diferenciada com cores bem vivas, ressaltadas na presença de luz negra. Para utilizá-las é necessário substituir a cor Magenta pelo Magenta Fluor e a cor Amarelo pelo Amarelo Fluor. Vídeo →
O Cleaner Digital DS.1090 é utilizado para limpeza e manutenção preventiva da impressora, adicionando o produto no cap, dampers e outras peças. Também é utilizado para conversão de uma tinta para outra. Exemplos: tinta corante para tinta sublimática, tinta pigmentada para tinta sublimática ou tinta sublimática para outra marca de tinta sublimática. Para esse processo de conversão, utiliza-se o cleaner para limpeza dos bulks ou cartuchos. Vídeo →
Para abastecer pode ser utilizado uma seringa ou se a sua impressora for de modelos mais recentes que possuem uma chave para ser destravado, utilizar o bico que vem na garrafa original para poder liberar o abastecimento. A quantidade a ser inserida depende muito do seu fluxo de trabalho pois a linha DS.7000 (Sublidesk) tem um rendimento muito grande. Se o seu dia a dia não tiver uma demanda muito alta e com isso a tinta ficaria muito tempo dentro do bulk, abasteça apenas até a metade do tanque, agora se possui uma demanda alta, pode abastecer até o nível mais alto. Vídeo →
Você encontra o contato de todos os nossos distribuidores no Guia de Lojas em nosso site. Link →
É um conjunto de dados que caracterizam um espaço de cores como o sRGB. A maioria dos perfis estão na forma de .ICC ou .ICM, que são as extensões dos arquivos. O perfil serve para que o gerenciamento de cor da sua tinta esteja compatível com a sua impressora. Com isso, o seu fluxo de trabalho com as cores corretas não será perdido e nem modificado. Importante ressaltar que existe um perfil de cor específico para cada marca de tinta, cada modelo de impressora e cada papel sublimático. Vídeo →
O perfil de cor ajuda 50% na sua fidelidade de cor, pois ele faz o gerenciamento de cores da sua impressora. Mas se o seu arquivo não estiver dentro das configurações corretas para o modelo da impressora, a impressão final pode ser prejudicada.
Em nosso tutorial de instalação do perfil de cor, ele já está configurado para as 2 tabelas de cores (RGB e CMYK), porém na escala RGB algumas cores podem não ser reproduzidas. Então sugerimos fazer uma impressão teste com os 2 tipos de escalas em tecido 100% poliéster para que você escolha o que esteja mais fiel com sua finalidade.
Você confere todas as instruções na seção Perfil de Cor em nosso site. Link →
Esses avisos aparecem para informar que a sua arte no software está sem perfil de cor ou está com o perfil de cor diferente da sua configuração. Com isso você consegue ver com qual padrão a sua arte está vindo e qual padrão você quer que ela seja impressa.
Não é recomendado fazer a impressão direto pelo sistema operacional, pois o gerenciamento de cores é diferente. Recomendamos sempre utilizar um software que faça todo o ajuste de configuração do gerenciamento de cor para que faça a leitura do perfil de cor 100%.
O perfil de cor da tinta Sublidesk (DS.7000) pode ser instalado no CoreDRAW, Photoshop e Ilustrator. Para outros programas, consultar a compatibilidade. Paras as tintas Sublitop Intenso (DS.8500) e Sublimax Pro (DS.9000), entre em contato com nosso Suporte Técnico para verificarmos os softwares de gerenciamento de cada modelo de plotter.